Além disso, sua forma de prevenção pode ser simples e ainda ajudar a evitar outros problemas para a sua saúde.
Então, acompanhe este conteúdo para saber o que é essa doença, quais são os seus sintomas, fatores de risco e tratamentos!
O câncer de pênis é uma lesão tumoral que acomete o órgão inteiro ou apenas o prepúcio, sendo mais comum em homens infectados pelo papilomavírus humano (HPV), que não se submeteram à circuncisão e que não realizam uma higiene íntima adequada.
Apesar de ser uma condição rara em países desenvolvidos, em países da América do Sul, África e Sul da Ásia há a manifestação mais recorrente dessa doença, inclusive no Brasil.
Por exemplo, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 2 mil homens são diagnosticados com câncer de pênis anualmente em nosso país.
Portanto, é importante conhecer e ficar atento às causas e fatores de risco dessa doença, evitando a sua incidência e até mesmo um possível agravamento do quadro.
O câncer de pênis pode ser provocado por diferentes situações, sendo as causas mais comuns:
Em linhas gerais, indivíduos com menor status social tendem a desenvolver o problema com maior frequência, possivelmente, devido ao menor acesso a informações e cuidados gerais com a saúde.
Conhecer os sintomas do câncer de pênis é fundamental para garantir o diagnóstico e tratamento dessa doença desde o seu estágio inicial.
Portanto, os homens devem ficar atentos ao próprio corpo em busca dos principais sinais dessa condição, quais sejam:
Além disso, o tabagismo aumenta as chances da ocorrência do câncer de pênis, especialmente entre aqueles infectados pelo HPV.
A AIDS também é um fator de risco, justamente por comprometer o sistema imunológico da pessoa.
A idade é outro fator de risco, visto que a doença é mais comum entre homens acima de 50 anos.
Inicialmente, realizamos um exame físico para analisar os sintomas apresentados pelo paciente.
Em caso de suspeita, é solicitada uma biópsia da lesão, procedimento no qual retiramos um fragmento do tecido para ser analisado.
Com base nesse resultado, será possível determinar se o paciente está com câncer de pênis ou qual outra condição está causando aqueles sintomas.
O tratamento para o câncer de pênis varia conforme o estágio no qual o paciente está acometido, sendo que nas fases iniciais as chances de cura são bem altas.
Existem alguns tratamentos que podemos realizar nos pacientes com essa condição, como a radioterapia ou quimioterapia.
A depender do grau de extensão e gravidade da lesão, a cirurgia pode ser necessária, sendo que, em alguns casos, a amputação parcial ou total do pênis pode ocorrer.
A infertilidade não é causada diretamente pelo câncer de pênis.
Contudo, alguns dos tratamentos realizados nos pacientes com a doença podem afetar a fertilidade do homem, como a radioterapia ou uso de quimioterápicos.
Considerando os fatores de risco apresentados anteriormente, a melhor forma de prevenir essa doença é
através da higienização correta do pênis e evitar o tabagismo.
Além disso, saiba que a condição pode ser curada, desde que diagnosticada nos seus estágios iniciais.
Portanto, visite regularmente o seu urologista e fique atento aos sintomas do câncer de pênis e agende uma consulta o quanto antes, caso identifique um dos sinais.
Urologia e Cirurgia Geral
CRMPI 5615
Atendimento
Medcenter Picos
Av. Nossa Sra. de Fátima, 629
Centro, Picos/PI
64600-000
Dr. Eder Rocha, CRMPI 5615 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.