Caxumba no homem: quais os cuidados?
A caxumba é uma doença viral altamente infecciosa que atinge as glândulas salivares, gerando inflamação e edema.
Se não tratada, a doença pode provocar dor e inflamação nos testículos (orquite) dos homens, gerando infertilidade.
Por isso, é importante estar alerta à vacinação e a possíveis surtos, buscando assistência médica assim que os sintomas da caxumba forem identificados.
O que é a caxumba e quais são seus sintomas nos homens?
A caxumba é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae.
O principal sintomas da doença no homem é o inchaço das glândulas parótidas no rosto, o que costuma ocorrer entre 12 e 25 dias após a infecção.
Além disso, a caxumba pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:
- Dor ao mastigar ou engolir;
- Dor de cabeça;
- Calafrios;
- Febre;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Náusea;
- Dor abdominal.
Como a doença é transmitida e como prevenir?
A transmissão da caxumba ocorre através do contato direto com a saliva ou com o muco de uma pessoa infectada, por exemplo, ao beijar, compartilhar utensílios ou objetos pessoais.
Então, para prevenir a caxumba, recomenda-se lavar as mãos regularmente com água e sabão e evitar o compartilhamento de utensílios pessoais, como toalhas e escovas de dente.
A vacinação também é uma medida eficaz para prevenir a doença, sendo indicada para crianças e adolescentes a partir dos 12 meses de idade.
Assim, adultos que não foram vacinados ou ainda não tiveram a doença precisam buscar as unidades públicas de saúde para fazer a imunização.

Além disso, em caso de surtos da doença, é importante evitar aglomerações e manter o distanciamento social para reduzir o risco de transmissão.
Qual é o tratamento para essa doença?
Não há um tratamento específico para combater a caxumba, sendo o manejo dos sintomas a principal abordagem.
Geralmente, recomendamos o repouso e a ingestão de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, para reduzir o desconforto, assim como hidratação e alimentação adequadas.
No caso de evolução da doença para orquite, que é a inflamação dos testículos, espera-se que os sintomas melhorem em um período de 3 a 10 dias após o início do quadro.
Como não há um medicamento antiviral específico para a doença, quando ela atinge os testículos indicamos repouso, aplicação de compressas com gelo e o uso de suspensório escrotal.
Quais são os riscos e complicações da caxumba?

A caxumba é uma doença que, se não for tratada adequadamente, pode evoluir para complicações graves, como meningite ou encefalite, que são as formas mais graves da doença.
Já os casos de orquite (inflamação dos testículos) não tratados podem evoluir para abscessos e até mesmo se transformar em uma infecção generalizada.
Lembramos que, apesar de muitas pessoas acreditarem que é fundamental fazer repouso para impedir que a caxumba desça para os testículos, isso não é verdade.
O fato é que nada impede que o vírus afete esta região depois que o paciente já possui a infecção.
Portanto, é importante buscar ajuda médica em caso de suspeita de caxumba.
A caxumba pode afetar a fertilidade masculina?
É mais comum que a caxumba afete os testículos - causando a orquite - quando ocorre em homens adultos, especialmente naqueles que contraíram a doença após a puberdade.
Se não for tratada de forma adequada, a orquite é capaz de destruir os espermatozoides, prejudicando assim a fertilidade masculina permanentemente.
Por isso, é importante buscar ajuda médica imediatamente ao identificar os sintomas relacionados, para iniciarmos o tratamento adequado a fim de evitar a progressão da doença.
Então, não adie os cuidados com a sua saúde, agende uma consulta com o urologista assim que identificar qualquer sintoma incomum!
Dr. Eder Rocha
Urologia e Cirurgia Geral
CRMPI 5615
- Especialista em Cirurgia geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo;
- Especialista em Urologia pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo;
- Título de Especialista em Urologista - TiSBU;
- Membro da Sociedade Brasileira de Urologia;
- Atualmente , Coordenador da Cirurgia Geral do Hospital Regional Justino Luz em Picos/Pi;
- Dr. Eder Rocha atende na Clínica Medcenter de Picos onde se dedica a oferecer uma consulta completa para indicar o tratamento mais apropriado para a realidade de cada paciente.