Cirurgia da próstata: como será a recuperação?
A cirurgia da próstata visa a correção da hiperplasia benigna da próstata (HBP), condição comum em homens mais velhos, e pode ser realizada de diversas maneiras.
A hiperplasia é o aumento da glândula prostática, o que pode levar a uma série de inconvenientes, como: dificuldade para urinar, micção frequente e urgência urinária.
Mesmo sendo uma condição benigna, pode afetar a qualidade de vida do paciente, o que faz com que, em muitos casos, a cirurgia seja necessária.
Quando indicamos a cirurgia de próstata?
Indicamos a cirurgia para hiperplasia benigna da próstata (HBP) quando existe falha no tratamento medicamentoso ou como uma alternativa para o paciente que deseja melhorar o perfil urinário sem ter que fazer o uso contínuo de remédios.
As opções cirúrgicas para tratar a condição são diversas e dependem do tamanho da próstata, gravidade de sintomas, avaliação da saúde do paciente e da opinião do especialista.
Assim, existem desde técnicas endoscópicas (ressecção transuretral da próstata, enucleação, vaporização) até a cirurgia aberta (prostatectomia transvesical), dentre outras opções.
A cirurgia da próstata possui contraindicações?
A contraindicação para esse tipo de cirurgia irá depender do estado de saúde e histórico do paciente.
Dessa forma, antes de indicar a cirurgia, avaliamos o estilo de vida e comorbidades associadas, como por exemplo:
- Diabetes descompensada;
- Hipertensão não controlada;
- Problemas cardíacos.

Como o paciente deve se preparar para a cirurgia?
Primeiramente, antes de se submeter à cirurgia, o paciente deve fazer todos os exames pré-operatórios solicitados pelo médico.
Então, levando em consideração sua idade e a existência de doenças prévias, tomamos as precauções necessárias para evitar complicações tanto cirúrgicas como pós-cirúrgicas.
Ou seja, o preparo irá depender de cada caso e o urologista dará todas as orientações necessárias para garantir o bom andamento da cirurgia e recuperação.
Como a cirurgia da próstata é realizada?
Dentre as técnicas disponíveis, a RTUP (ressecção transuretral da próstata) é a cirurgia padrão para a HBP.
Este é um procedimento minimamente invasivo, já que removemos o tecido prostático por via uretral, da zona de transição da glândula (próstata), sem necessidade de fazer uma incisão na parte inferior do abdômen.
Já na técnica aberta, a prostatectomia transvesical (PTV), removemos o tecido prostático por meio de incisão da pele e abertura da bexiga, onde identifica-se o lobo da próstata para remover o adenoma.
Como é a recuperação do paciente após a cirurgia?

A cirurgia por RTUP (ressecção transuretral da próstata) tem uma recuperação mais rápida, permitindo que o paciente retome as atividades cotidianas precocemente.
No entanto, podemos utilizar essa técnica somente em próstatas de menor volume.
Já a técnica aberta (PTV), por ser uma cirurgia com incisão, demanda maior tempo de recuperação.
No geral, recomendamos que o paciente faça repouso, tenha uma alimentação equilibrada, se movimente de forma leve e evite pegar peso.
O tempo de recuperação pode levar de 10 a 30 dias e o retorno às atividades será gradual, conforme evolução do quadro e indicação médica.
A cirurgia da próstata tem efeitos colaterais?
A cirurgia para HBP é muito eficaz para corrigir os sintomas urinários provocados pelo aumento da próstata.
Porém, assim como qualquer intervenção do tipo, o procedimento pode ter efeitos colaterais, como:
- Sangramento;
- Infecção;
- Incontinência urinária;
Assim, é muito importante contar com a utilização de técnicas mais modernas e a experiência de um urologista reconhecido.
Dessa forma, minimizamos a possibilidade de dano e alcançamos os melhores resultados.
Por isso, caso você possua essa condição, marque uma consulta com o especialista para discutir os prós e os contras da cirurgia de próstata e receber um acompanhamento individualizado!
Dr. Eder Rocha
Urologia e Cirurgia Geral
CRMPI 5615
- Especialista em Cirurgia geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo;
- Especialista em Urologia pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo;
- Título de Especialista em Urologista - TiSBU;
- Membro da Sociedade Brasileira de Urologia;
- Atualmente , Coordenador da Cirurgia Geral do Hospital Regional Justino Luz em Picos/Pi;
- Dr. Eder Rocha atende na Clínica Medcenter de Picos onde se dedica a oferecer uma consulta completa para indicar o tratamento mais apropriado para a realidade de cada paciente.