Resultado do exame de PSA: o que você precisa saber?
O resultado do exame do PSA pode trazer ansiedade ao paciente e neste texto explicaremos mais sobre o assunto.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida pela próstata e tem a função de deixar o fluido seminal menos espesso (pastoso).
Sabemos que, em linhas gerais, quanto maior o valor do PSA no sangue, maior a probabilidade do paciente ter o câncer de próstata.
No entanto, os níveis de PSA também podem ser mais elevados em casos de hiperplasia prostática benigna e prostatite, ou seja, somente o resultado deste exame não basta para diagnosticar o câncer.
Desta forma, é fundamental levar o resultado do seu exame ao urologista, que dará o devido encaminhamento para seu caso.
Quando indicamos este exame? Como interpretar o resultado?
No Brasil, há a recomendação de fazer o exame do PSA anualmente após os 50 anos de idade ou a partir de 45 anos, caso o paciente tenha casos de câncer de próstata na família ou seja de raça negra.
No entanto, definiremos a periodicidade de realização com base em alguns fatores, como os valores de PSA identificados.
Este é um exame que se faz a partir da coleta de uma amostra de sangue, sendo fundamental seguir o preparo indicado pelo laboratório.

Isso porque, existem uma série de atividades que podem alterar os resultados, como ter ejaculação nas últimas 48 horas, por exemplo.
Para interpretar o resultado do exame, precisamos de muita cautela e ressaltamos que não podemos definir um valor normal de PSA, pois isso depende de alguns fatores, como idade e tamanho da próstata.
O que fazer caso o resultado venha alterado?

Todo exame de PSA alterado deve ser analisado de forma individual e criteriosa.
Normalmente, solicitamos outros procedimentos diagnósticos, como o exame de toque, ultrassom e a biópsia prostática. Assim, somente com o resultado destes novos exames será possível, de fato, chegar em um diagnóstico.
Ou seja, se acalme caso você tenha recebido um resultado alterado do seu exame de PSA.
Faça o retorno no urologista e siga todas as orientações que receber para, então, definirmos um diagnóstico exato e iniciarmos o tratamento mais adequado para o seu caso.
E lembre-se, quanto antes diagnosticarmos qualquer doença, melhor!
Dr. Eder Rocha
Urologia e Cirurgia Geral
CRMPI 5615
- Especialista em Cirurgia geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo;
- Especialista em Urologia pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo;
- Título de Especialista em Urologista - TiSBU;
- Membro da Sociedade Brasileira de Urologia;
- Atualmente , Coordenador da Cirurgia Geral do Hospital Regional Justino Luz em Picos/Pi;
- Dr. Eder Rocha atende na Clínica Medcenter de Picos onde se dedica a oferecer uma consulta completa para indicar o tratamento mais apropriado para a realidade de cada paciente.