Varicocele: explicamos o problema
A varicocele, que também é conhecida como varizes testiculares ou varizes escrotais, consiste em uma dilatação das veias do testículo.
É um problema que gera alteração na circulação do sangue na região, podendo ocasionar disfunção das células testiculares, que produzem testosterona e espermatozóides.
Dessa maneira, este é um problema progressivo que poderá trazer incômodos ao homem e, caso não receba o devido tratamento, levará à infertilidade.
Quais os sintomas da varicocele?
Em alguns casos, este problema pode gerar alterações visuais e estéticas da bolsa escrotal, além de causar dores testiculares.
Além disso, ressaltamos que a varicocele pode evoluir para infertilidade do paciente.
Por isso, é fundamental procurar o urologista ao perceber os sintomas da doença ou havendo dúvidas sobre uma possível alteração testicular.
Quais as causas da sua ocorrência?
Muitas vezes, a varicocele não tem uma causa definida. Em outras situações, podem existir alguns motivos para sua ocorrência:
- Hereditariedade;
- Traumas na região;
- Realização de cirurgias anteriores;
- Alterações anatômicas;
- Tumores testiculares ou no retroperitônio.
Como fazemos o diagnóstico deste problema?
O diagnóstico é feito mediante exame físico, história clínica e ultrassonografia com doppler na qual podemos observar alterações no fluxo sanguíneo.

Então, definiremos o tratamento mais adequado para o paciente.
Como será o tratamento da varicocele?
Caso o paciente tenha a varicocele, mas sem sintomas específicos, poderemos somente acompanhar o quadro.
No entanto, em situações nas quais esta condição causa dor, indicaremos o uso de medicamentos analgésicos e, em alguns casos, do suspensório escrotal.
Além disso, o tratamento pode evoluir para cirurgia, principalmente nos casos de varicocele ligada à infertilidade.
Neste procedimento, fazemos a ligadura dos vasos sanguíneos da região e, como consequência, temos uma melhora do perfil do espermograma.
O paciente pode ter complicações se não tratar?
A varicocele é uma doença que pode se apresentar de forma simples ou grave, além de algumas vezes estar associada a outros problemas, como os tumores urológicos.

Dessa forma, somente um urologista saberá avaliar o caso com cautela para identificar a gravidade e necessidade de tratamento.
Então, ao notar as alterações nos testículos, não postergue a ida ao urologista. Quanto antes iniciarmos um tratamento, menores serão as chances de complicações!
Dr. Eder Rocha
Urologia e Cirurgia Geral
CRMPI 5615
- Especialista em Cirurgia geral pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo;
- Especialista em Urologia pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo;
- Título de Especialista em Urologista - TiSBU;
- Membro da Sociedade Brasileira de Urologia;
- Atualmente , Coordenador da Cirurgia Geral do Hospital Regional Justino Luz em Picos/Pi;
- Dr. Eder Rocha atende na Clínica Medcenter de Picos onde se dedica a oferecer uma consulta completa para indicar o tratamento mais apropriado para a realidade de cada paciente.